Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007
Questões frequentes aos Anarquistas
A Instrumentalização da violência
Os anarquistas defendem que a violência contra os indivíduos é uma manifestação de autoridade e vai contra todos os princípios do anarquismo, então, se os anarquistas defendem a não-violência como são explicados os assassinatos praticados por alguns deles?
Segundo o ponto de vista dos anarquistas, a violência surge como necessidade de legítima defesa face ao abuso praticado pelo estado, apesar de, para muitos, esta ser uma manifestação de agressividade e rebeldia que não produz qualquer efeito sobre os órgãos que mantêm a sociedade.
Anomia
Anomia não é mais do que, a concepção comum de anarquismo, segundo o qual, este movimento se caracteriza pelo caos e pela desordem, contudo esta ideia é completamente negada pelos anarquistas, que, por sua vez, apontam o governo como principal fonte impulsionadora da desordem, confusão dentro de uma sociedade.
Religião e Espiritualidade
Os anarquistas negam a reverência de um deus absoluto, defendendo que o homem deve explorar o seu interior e a sua fé religiosa. Segundo os libertários aquilo que cada um pensa ou crê, não tem qualquer importância desde que a liberdade e os princípios anarquistas não sejam transgredidos.
Tecnologia
A tecnologia é vista pelos libertários segundo dois pontos de vista distintos. Por um lado, os anarquistas em geral não vêem a tecnologia como um mal, mas sim, como um instrumento de potencialidades humanas, podendo contribuir expressivamente para o desenvolvimento produtivo do trabalho. Por outro lado, existe uma versão anarquista denominada anarco-primitiva, que se opõe a qualquer tipo de desenvolvimento tecnológico, defendendo o aperfeiçoamento humano, seguindo métodos pré-civilizacionais.
sinto-me: Curioso