Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Em Busca De Uma Vida Melhor

Em Busca De Uma Vida Melhor

17
Nov07

Histórico dos Movimentos Anarquistas

EbduVm
O anarquismo desempenhou um papel significativo em muitos dos grandes conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX.
Podemos tomar como exemplos os seguintes acontecimentos:
·         Em 1917 durante a Revolução Russa, verificou-se uma tentativa da  implantação do anarquismo na Ucrânia, tentativa essa, que acabou por ser aniquilada pelo Estado de Lenin.
·         Em 1932, os anarquistas organizados numa espécie de confederação anarco-sindicalista, impediram um golpe militar fascista bem sucedido na Catalunha, tendo sido os primeiros a organizar um movimento para impedir o avanço dos fascistas que, se traduziu na Guerra civil espanhola, durante a qual os anarquistas controlavam um grande território pertencente a Espanha.
·         Após a Segunda Guerra Mundial o movimento anarquista perdeu a sua influência sobre o operariado nos vários países europeus.
Embora o anarquismo tenha perdido alguma da sua influência, continuou a gerar revoltas populares que decorreriam durante a segunda metade do século XX.
 
Anarquismo em Portugal
No final do século XIX ocorreu em Portugal o desenvolvimento de grupos anarquistas, que contribuíram para o derrube da monarquia em 1910. Após este acontecimento, instituiu-se a Primeira República, durante a qual foi fundada a Confederação Geral dos Trabalhadores, que se revelava tendencialmente sindicalista revolucionária e anarco-sindicalista.
Mais tarde, com a instauração da Ditadura Militar em 1926, e depois com a Ditadura de Salazar, foi proibida a actividade dos grupos anarquistas, tendo passado os libertários a se expressarem clandestinamente, sendo alvo de constantes perseguições.
Finalmente com o 25 de Abril de 1974 verificou-se um ressurgimento do movimento libertário, embora a sua manifestação tenha ocorrido de forma mais branda. 


Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Informações úteis

Visitar

Sobre que é este blog?

Este blog é dedicado ás várias Sociedades Utópicas e Medicinas Alternativas.

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D